sábado, 13 de abril de 2013

Fazer Terapia


Fazer terapia, não deve ser artigo de luxo, nem de loucos.
Algumas pessoas acham a terapia desnecessária, outras pensam que é enfadonha, há aqueles que supõe suprir suas necessidades com outras atividades relaxantes.
Pode ser que o valor da consulta não caiba no seu bolso. Mas existem muitos profissionais, e valores variados. Por isso não deixe de fazer terapia pensando que é luxo. Bons profissionais estão acessíveis. Basta procurar, e conversar com aqueles que você conhece, seja claro sobre o quanto você pode pagar! Cada profissional trabalha com uma política diferente.
- A terapia serve para todos, não precisa estar desesperado para frequentar um psicólogo. Fazer terapia é uma atividade que melhora sua saúde, permite você viver melhor,desenvolver potenciais, melhorar suas relações consigo, e com o mundo.
- Relaxar é bom e necessário, mas a terapia tem um propósito mais transformador, ela permite que você tenha uma dimensão ainda não vislumbrada da vida e de suas relações com ela. A terapia serve para que você se desenvolva, contribuindo para uma vida mais plena.
- É importante que você sinta empatia pelo terapeuta que escolher, caso contrário o processo tende a ficar travado.
Sendo assim, eu digo que fazer terapia é muito bom! Encontrem o profissional legal e verão!

quinta-feira, 21 de março de 2013

"Existir é tornar-se presente"


O ambiente nem sempre nos é favorável, questões financeiras, relações difíceis, ou mesmo o próprio ambiente interno:  falta de energia,  baixa auto-estima...
Sim, nem sempre a vida nos parece favorável.
Mas a pergunta é: o que você faz com isso que não lhe é favorável? Você permanece, você luta, gasta energia sem resultados, espera passar, reage da mesma maneira sempre...Como você reage?
Existir é tornar-se presente.
Será que você vive plenamente os momentos bons? Ou se deixa levar pelos ruins mesmo quando eles não estão aí?
E afinal, o que é que há, agora, ao seu redor, e dentro de você? E o que você faz com isso que está aí?
Permaneça com aquilo que está em você, abrace, sua dor, sua raiva, ou seu amor e sua alegria. Não importa qual seja a emoção, clara ou escura. Para desfrutar ou transformar é preciso estar presente. Somente permanecendo com aquilo que está com você neste momento,  saberá dar uma boa resposta, uma resposta que o satisfaça plenamente.
Imagine: dizer o que está engasgado, expressar-se, e novamente digo, seja para dizer que ama, ou que está incomodado.
Espero que com isso você não perca o bom senso.
Em alguns eventos o melhor e esquivar-se. Mas se você sempre se esquiva, pode ser que esteja na hora de encarar. E se você sempre encara, pode ser que esteja na hora de esquivar-se.
Este é o ciclo da vida, em permanente mutação, pede respostas atualizadas. O que lhe serviu antes, pode não servir agora.
Novamente: O que há agora, em seu corpo, em suas emoções? Quais são os pensamentos que perpassam sua mente? O que há ao seu redor? E o que você faz com isso que existe aqui e agora?

Ass: Lígia Clarine.



sábado, 19 de janeiro de 2013

O presente


O momento presente, é um tesouro, disponível a todos, mas que poucos, pouquíssimos conseguem capturá-lo.
Em geral o presente se perde entre ruminações do passado e expectativas e preocupações com o futuro.
Viver o presente é um exercício diário.
E nessa tarefa, podemos ver que a vida traz soluções, sempre e somente, no instante presente. Reconhece-se a mágica da vida, em cada brisa.
Não confunda preocupações com planejamentos. O planejamento é concreto, é uma estratégia de ação, já a preocupação é um desgaste com algo que não existe e nem vai existir. Digo isso porque a nossa imaginação do futuro, nunca coincide com o que de fato acontece.
E não confunda reflexão com ruminação. Quando paramos para analisar uma atitude nossa do passado, que não foi feliz, podemos crescer, quando decidimos mudar nosso padrão de resposta. Mas ficar repassando um filme do que aconteceu, que não leva ao crescimento, é estagnação, fixação.

Viva, linda e plenamente o Presente!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Gestalt Terapia





O que é:
Terapia do contato: A Gestalt terapia trabalha o processo de awarenes (consciência integrada) no paciente.
Como:  levando-o a entrar em contato com seu organismo. Começando pela parte mais externa e perceptível, que é o corpo, para ir se aprofundando nos aspectos psíquicos – emoções, pensamentos, e por fim na integração de tudo isso através do racional. A consciência desse conjunto é o que chamamos de consciência integrada.
Tudo isso é um processo, e através desse processo há necessariamente transformação.

O Aqui e agora: Esse contato só é possível ocorrer no presente. Por isso também se diz que é a terapia do aqui e agora. A G.T não busca analisar conteúdos passados, mas trabalha aquilo que é trazido pelo paciente, e que neste momento, no momento presente, o incomoda.