sábado, 19 de janeiro de 2013

O presente


O momento presente, é um tesouro, disponível a todos, mas que poucos, pouquíssimos conseguem capturá-lo.
Em geral o presente se perde entre ruminações do passado e expectativas e preocupações com o futuro.
Viver o presente é um exercício diário.
E nessa tarefa, podemos ver que a vida traz soluções, sempre e somente, no instante presente. Reconhece-se a mágica da vida, em cada brisa.
Não confunda preocupações com planejamentos. O planejamento é concreto, é uma estratégia de ação, já a preocupação é um desgaste com algo que não existe e nem vai existir. Digo isso porque a nossa imaginação do futuro, nunca coincide com o que de fato acontece.
E não confunda reflexão com ruminação. Quando paramos para analisar uma atitude nossa do passado, que não foi feliz, podemos crescer, quando decidimos mudar nosso padrão de resposta. Mas ficar repassando um filme do que aconteceu, que não leva ao crescimento, é estagnação, fixação.

Viva, linda e plenamente o Presente!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Gestalt Terapia





O que é:
Terapia do contato: A Gestalt terapia trabalha o processo de awarenes (consciência integrada) no paciente.
Como:  levando-o a entrar em contato com seu organismo. Começando pela parte mais externa e perceptível, que é o corpo, para ir se aprofundando nos aspectos psíquicos – emoções, pensamentos, e por fim na integração de tudo isso através do racional. A consciência desse conjunto é o que chamamos de consciência integrada.
Tudo isso é um processo, e através desse processo há necessariamente transformação.

O Aqui e agora: Esse contato só é possível ocorrer no presente. Por isso também se diz que é a terapia do aqui e agora. A G.T não busca analisar conteúdos passados, mas trabalha aquilo que é trazido pelo paciente, e que neste momento, no momento presente, o incomoda.