quarta-feira, 8 de março de 2017

Treine seus pensamentos


PENSAMENTOS SÃO COMO PEDRAS PRECIOSAS, PRECISAMOS LAPIDÁ-LOS!


Para o que leram o texto anterior continuo o assunto da seguinte forma:
Só saber não resolve, é necessário prática para promover mudanças!

Comece observando seus pensamentos: o que você está pensando? De tempo em tempo lembre de observar o que está passando em sua cabeça, a partir daí você começará a questionar estes pensamentos e decidir se são bons para você ou não, se forem ruins você vai deixar de alimenta-los e buscar alimentar outros pensamentos que lhes sejam bons e úteis. 

Você pode perguntar, por exemplo, que emoção este pensamento gera em você, e aí você vai observar seu corpo, sua respiração e  tentar identificar que emoção você está tendo naquele momento. 

Você pode perguntar também se este pensamento está te ajudando ou te atrapalhando. 

Você está apegado a este tipo de pensamento?

Este pensamento te leva a soluções? 

Se você esta com dúvida ou angustia o que resolveria isto? Você pode pedir ajuda a alguém, bater um papo, ou simplesmente fazer uma pergunta para a pessoa certa e resolver de vez seu problema.   

Continue observando e questionado seus pensamentos e faça a seleção do que você quer para você e o que você quer jogar fora. É claro que os pensamentos voltarão, por isso é necessário praticar, com o tempo eles irão diminuir e você passará a ter mais controle sobre seus pensamentos e por conseguinte de suas emoções. 

Isso é precioso!! Pratique! 

O Poder do Pensamento



Você já parou para ver que no dia que você está bem tudo fica bom? Se você está prestes a fazer uma viagem de férias por exemplo, qualquer problema vira motivo de risada e é só alegria.

Já no dia em que você está com raiva ou chateado com alguém, qualquer coisinha serve para te deixar pior ainda!

Como as emoções são importantes na nossa vida, como elas definem nossa qualidade de vida, nossa saúde, relacionamentos, decisões importantes!!!!

E o que o pensamento tem a ver com isso? Pensamento e emoção são partes de um mesmo sistema, sistema este que inclui seu corpo e por conseguinte sua saúde!

Isso mesmo, você pode se adoecer com seus pensamentos, observe que pensamentos geram emoções. Se você ficar presos em pensamentos de coisas passadas, pessoas e circunstâncias que você gostava e que já não existem você se encontrará com sentimentos tristeza, e estes por sua vez incitarão pensamentos que tenham o mesmo tom emotivo gerando um ciclo vicioso, agora o pior, você começará a enxergar sua vida, as pessoas, seu ambiente e tomará decisões tendo como plano de fundo essa emoção e estes pensamentos, tendendo assim a ter fracassos e se sentir cada vez pior.

De outro lado se você está sempre a projetar o futuro com frases que começam com "E se..." e continuam com previsões catastróficas, ruins, trágicas, então observe que você começará a se sentir com medo, ansioso, agitado, enfim, e o pior é que isto não te ajudará a enfrentar seu problema. Da mesma forma pensamentos geram emoções e emoções geram pensamentos, e este será seu ambiente interno que influenciará toda sua forma de viver, se relacionar e tomar decisões.

E então você sabe quais os pensamentos você tem pensado? Você já parou para observar que emoções os seus pensamentos estão provocando em você? Você já percebeu que uma emoção muda sua respiração tensionando músculos? As emoções provocam reações no seu organismo que  demora a passar e a se transformar, não ocorre um processo imediato, por isso o risco do ciclo vicioso, quando você menos percebe está com aqueles pensamentos novamente.

Isso gera doenças físicas e mentais, não seja leviano em achar que "é só psicológico", já que muitas  doenças mentais são muito mais incapacitantes do que doenças físicas, e nem sempre conseguimos resolver nossos problemas psicológicos sozinhos, na verdade costumam ser muito profundos e difíceis de resolver, muitas vezes precisamos combinar vários recursos possíveis como atividades físicas, terapias corporais, alimentação, espiritualidade e claro, profissionais da área da psicologia e algumas vezes da psiquiatria.  

Então fica a dica preciosa:  observe seus pensamentos!!

Vídeo ilustrativo