terça-feira, 18 de abril de 2017

A Raiz do problema



Relacionamento - palavra importante, nossa existência baseia-se em relações. Como são delicadas, sensíveis, sutis. Uma pequena frase com entonação errada, ou um gesto, uma atitude, pode ser o suficiente para corroer e destruir relações construídas em anos de amizade, de consanguinidade, de afetividade.  

Isto é relevante. 

Uma mulher começa a criticar o marido em tudo que ele faz, não consegue mais sentir atração, não consegue se render de maneira amorosa e abdicada. Tudo isso está ocorrendo porque um dia, em menos de um minuto, muito menos, uma frase ou a descoberta de comportamentos sujos do esposo, na verdade, talvez  você nem se lembre mais o que aconteceu, no entanto depois deste evento tudo começou a ficar ruim e você já nem gosta tanto dele por tantos motivos criados para justificar aquele dia lá atrás que não foi devidamente tratado e ficou enterrado no canteiro das suas emoções. 

Em um dia de fragilidade você se sentiu desprezada/o e humilhada/o pelo seu irmão, por seu amigo... um dia, num pequeno momento, naquele dia em que você se encontrava sensível, carente e frágil, ele/ela falou algo que não deveria para você e a relação nunca mais foi a mesma. 

É bem assim: uma pequena semente, que faz crescer uma raiz, e esta domina o canteiro da sua relação para a destruir ou torná-la desgastada, e sem vida. 

Sejamos justos com a relação, com nós mesmos e com nosso parceiro, amigo. É razoável acabar com tudo por causa daquele único instante? Será que este instante revela toda a natureza inalterável daquela pessoa? Ou revela apenas uma fragilidade, um erro, um desleixo, uma ignorância, todas elas um pequena faceta daquele ser complexo, e todas elas passíveis de reversibilidade por um contato genuíno.   

A CURA ACONTECE quando dois seres humanos se dispõe a expressar suas emoções e pensamentos ocultos, e podem através deste ato assumir suas falhas e decidem deixar para trás o que é pesado e inútil, um germe adoecedor que cresce e se prolifera no campo da suas emoções e dos seus pensamentos, atacando e minando tudo até chegar à sua saude. 

Depende de nós, do nosso esforço e da nossa escolha.

  

segunda-feira, 17 de abril de 2017

O que fazer com seu tempo ocioso em tempos de crise:




Recursos importantes podem não lhe custar nem um centavo, pois eles começam com uma reflexão interior.

1)    Avalie seus propósitos de vida.
O que você quer para sua vida – trace uma meta e depois comece a descrever as etapas do seu plano para alcançar esta meta.
Obs: ganhar na loteria não é meta, meta é aquilo que você pode construir e de degrau em degrau chegar ao seu sonho.
Lembre-se que nenhum sonho nasce pronto, a caminhada, o esforço, a persistência, o fracasso e muitos dias difíceis te acompanharão.  

2)    Quais são seus talentos natos?
Liste todos, inclusive suas habilidades adquiridas em trabalhos anteriores, ressaltando aquilo que você realmente gosta de fazer.
Reconheça seus limites e defina-os para conhecer suas possibilidades, por exemplo, algumas pessoas não estão dispostas a trabalhar em outro município, em regime de 44h semanais, escalas, etc, e você está disposto a quê?

3)    Se você quer ser um empregado liste as 10 empresas que você gostaria de trabalhar, pesquise sobre ela, se possuir conhecidos que trabalham nestas empresas peça informações, ajuda, contatos, indicação.
 Lembre-se que ainda que você não tenha desempenhado uma função específica pode possuir habilidades para ingressar em uma nova função. Renove seu currículo no banco de dados das empresas que você deseja trabalhar.

4)    Se você quer trabalhar por conta própria faça o seu plano geral e depois comece a traçar metas pequenas, o que você precisa para desenvolver seu próprio negócio, ele é viável? Está de acordo com as necessidades do mercado? Você dispõe dos recursos necessários para desenvolvê-lo? Se não, onde poderá encontrá-los? O Sebrae pode te ajudar na montagem do seu Plano de Negócio, busque site, telefone. Lembre-se do velho ditado: “quem tem boca vai à Roma”, neste período tecnológico muitas pessoas se fecham em seus computadores e deixam de fazer contatos que poderiam lhe abrir portas, um contato pessoal costuma ser melhor que um simples e-mail.
5)     Já pensou em trabalhar com públicos órfãos, aqueles que precisam de serviços que ainda não estão disponíveis? Pense sobre eles, quem são?  

Acima de tudo, saiba que o emprego não cai do céu prontinho, esforce-se diariamente, transpire, sonhe, esteja preparado para levar vários nãos, avalie seu limite para frustração, e tente torna-lo maior, estamos vivendo um tempo em que precisaremos nos reerguer após muitas frustrações, mas se pararmos de tentar então não teremos mais nenhuma chance de conseguir. Em cada tempo de dificuldade são seus sonhos que te guiarão para levantar e continuar tentando!
E mais, não é o emprego que te fará feliz, mas uma pessoa feliz construirá condições favoráveis onde estiver para se sentir feliz!


Autora: Lígia Clarine Adão
Mini currículo: Psicóloga pela UFMG, especialista em Gestão de Pessoas pela FGV. Atua na clínica com abordagem em Gestalt terapia, atua como líder num projeto voluntário da sua comunidade com foco em empregabilidade.  
Mais informações:
Tel: 27 9 9643-9204