terça-feira, 10 de outubro de 2017

Limites - como diminuir o estresse na sua rotina

Você já parou para pensar que sua capacidade física e mental tem limites? 
Se sabemos disto por que continuamos a nos sufocar com tantos teres e deveres? 
Veja como correm os pensamentos que nos causam estresse: "Eu tenho que fazer isso e aquilo, tenho que, tenho que, não posso isso e aquilo..."

As frases que se iniciam com “tenho que” ocupam todo seu tempo com tantos deveres que às vezes não sobra tempo para relaxar! Nesse momento alguém me diz: - eu nem sei mais o que é relaxar! 
Sentar-se sob o sol ameno e deixar o corpo folgar sem obrigações ou acordar vagarosamente sem aquela enxurrada de obrigações! 

Certa vez eu falava sobre isso e uma jovem de 17 anos reagiu dizendo "quem me dera!" A resposta para ela e  para você que pensa como ela é a seguinte: você é o único (a) que pode se dar este tempo e esta liberdade, é você quem escolhe e define seu tempo e suas prioridades. Lembre-se disto:  estabeleça PRIORIDADES em sua vida, você faz isso se perguntando “o que é mais importante para mim”? Se eu fosse morrer daqui a pouco tempo o que seria mais importante? Lembre-se que o dinheiro não pode comprar verdadeiras amizades, nem cobre o valor que tem os momentos ao lado das pessoas que você ama.

O estresse e o excesso de obrigações faz com que nossas atividades tenham rendimento menor do que quando fazemos tudo com equilíbrio e paz. O estresse crônico não é solução para resolver seus problemas, na verdade é ele quem está trazendo mais e mais problemas.  

Eu digo isso e você concorda, porém o que muitos dizem é que não sabem como fazer diferente. 




Comece observando o peso da expressão "eu tenho que" e troque-a por  expressões como: "o que eu quero fazer", "o que eu preciso fazer agora" ou "o que eu posso fazer".

O que causa o estresse muitas vezes são pensamentos mal formulados, duplos comandos, por exemplo, você diz que tem que fazer tal coisa, mas se parar para fazer uma análise  observa que não precisa fazer aquilo agora ou hoje, ou que nem é prioridade, é apenas uma coisa que você pode fazer se tiver tempo e disposição, mas longe de ser uma obrigação, logo você se diz obrigada, mas na verdade quando analisa a situação real percebe que está de certa forma mentindo para você mesma. Isso gera estresse e diminui sua eficácia ao longo do dia.  

Diante dos seus problemas pare de perguntar por que, e comece a fazer uma análise do contexto real com perguntas que se iniciam com “como”, por exemplo: como posso melhorar; como posso fazer; como estou fazendo; ou o quê: o que de fato me incomoda neste assunto, o que eu quero realmente neste momento, o que é importante? 

Lave de sua mente as ruminações mentais, ou seja, ficar pensando durante muito tempo sobre algo que já passou e que  não  há mais o que ser feito, estes pensamentos deixam a pessoa mais triste, magoada, com raiva, e no final das contas mais estressada e menos eficaz, atraindo para sua vida mais problemas. Se você está pensando no passado que seja para retirar dele algum aprendizado ou para servir de boas memórias e dar muitas risadas, fora isso, limpe-os do seu sistema. 

Preocupações catastróficas sobre o futuro também precisam ser deletadas, veja que elas não trazem nenhuma solução nem te preparam para enfrentar dificuldades que podem ou não surgir, não servem para nada, limpe-as do seu sistema.  

Assuma para você e para seu próximo quando o seu limite tiver sido alcançado, se não cabe mais atividades na sua agenda diga: “não posso mais assumir nenhum compromisso", se precisa tirar um dia de folga diga para as pessoas do seu convívio, não apenas diga, mas faça. Se precisar de ajuda peça, não espere que o outro adivinhe suas necessidades

Lembre-se de que você tem limites, e que o estresse crônico provoca doenças graves como depressão, ansiedade, problemas digestivos, problemas na pele, aumento de peso, gerando um ciclo de doenças. 

Você pode dirigir o curso dos seus pensamentos e fazer escolhas com sabedoria estabelecendo prioridades como, por exemplo, os momentos de esporte e lazer, conduzir seus pensamentos de maneira mais mansa, trocando palavras e expressões pesadas por outras  mais leves e eficazes para sua rotina.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário